Publicado em 03/04/2013

Extensão do IBqM busca promover eventos que agreguem laboratórios

No último mês de novembro, a Direção Adjunta de Extensão do Instituto de Bioquímica Médica organizou a 1ª Edição da Formação Continuada de Professores da Rede Pública do Rio de Janeiro – Integração Universidade-Escola.

O evento envolveu quatro laboratórios do IBqM, cada um trabalhando com uma temática distinta. São eles: Laboratório de Sinalização Celular, Laboratório de Biocalorimetria, Laboratório de Bioenergética e Laboratório de Tecido Conjuntivo 3. Quarenta professores da rede pública, vindos de diversas partes do estado do Rio de Janeiro, participaram. “Tivemos uma divulgação bastante ampla e conseguimos desenvolver um trabalho interessante”, explica Joana de Angelis, coordenadora do evento. Foram apresentadas, entre outras coisas, a maneira como esses laboratórios atuam na difusão da ciência para alunos do ensino básico, incluindo novas metodologias.

O objetivo do evento foi divulgar, fortalecer e ampliar os projetos de extensão do IBqM, estimular e oportunizar a integração entre a comunidade acadêmica, o HUCFF e a escola pública de ensino básico do Rio de Janeiro, favorecendo a democratização do conhecimento acadêmico e a relação transformadora entre universidade e sociedade.

“Queremos criar dentro da IBqM a prática de organizar eventos que congreguem mais de um laboratório. Muitas coisas já acontecem na extensão, mas não de forma agregada. Pretendemos organizar pelo menos uma edição desse evento por ano, sempre ouvindo as demandas da sociedade e devolvendo para ela aquilo que ela necessita”, finaliza Joana.