Grupo de pesquisa do IBqM faz parte de artigo sobre a filogenômica de aves
Uma das mais importantes revistas norte-americanas para a comunicação de ciências, a Science Magazine, apresenta nesta semana uma série de artigos reportando a descrição de dezenas de novos genomas de aves. Os trabalhos incluem dados sobre novas relações evolutivas encontradas entre grandes grupos aviários, além de uma forma gráfica inovadora para a apresentação de dados em filogenômica.
O grupo de pesquisa em biodiversidade, genômica e bioinformática do IBqM, liderado pelo Prof. Francisco Prosdócimi, teve uma participação modesta, porém significativa nos estudos publicados. "Nossa colaboração começou em 2012, quando passei 5 semanas nos Estados Unidos dando os primeiros passos do trabalho com os pesquisadores Erich Jarvis e Jason Howard, da Duke University", diz Francisco. Segundo o pesquisador, o IBqM continua no consórcio e pretende publicar outros genomas de aves nos próximos meses.
O trabalho faz parte também de um grupo de pesquisa nacional, o SISBIOAVES, financiado pelo CNPq e liderado pela geneticista paraense Maria Paula Schneider, com a participação importante do neurocientista Claudio Mello e da bioinformata Ana Tereza Vasconcelos.
Para mais informações, acesse diretamente o site da revista Science:
* Whole-genome analyses resolve early branches in the tree of life of modern birds
http://www.sciencemag.org/content/346/6215/1320.full