Publicado em 08/05/2020

IBqM – no combate ao COVID-19

A rede RMN-Rio no consórcio internacional Covid19-NMR

Nossa missão no consórcio Covid19-NMR (https://covid19-nmr.de/) é contribuir na expressão, purificação, assinalamento e determinação da estrutura de proteínas do vírus SARS-CoV2. E ainda, avaliar a drogabilidade destas proteínas, na busca por novos alvos farmacológicos e novas moléculas que atuem na inibição da infecção pelo novo coronavírus.

Nosso principal alvo é a proteína nucleocapsidica e sua interação com regiões especificas do RNA viral. Esta proteína tem papel regulatório na transcrição e replicação do vírus. A obtenção de protótipos farmacêuticos que inibem essa proteína tem alto potencial terapêutico. O timeline destas pesquisas é de 4 meses. A pesquisa está sendo feita em ”open science” onde os resultados serão disponibilizados abertamente para toda a comunidade, previamente à publicação.

A rede RMN-Rio (https://fabioceneviva.wixsite.com/rmnrio)

A rede RMN-Rio é formada por grupos dedicados ao estudo de proteínas utilizando a ressonância magnética nuclear (RMN) como principal ferramenta. A maior parte destes grupos está localizada no Rio de Janeiro, mas a rede também conta com a participação de grupos associados de outros estados. O trabalho em rede visa otimizar o estudo da estrutura e dinâmica de proteínas, melhorando a infraestrutura e o acesso aos recursos.

img