Publicado em 01/09/2014

Inscrições abertas para o VIII Simpósio de Oncobiologia UFRJ

O Simpósio de Oncobiologia, que chega à sua oitava edição em 2014, abre inscrições para a submissão de trabalhos até 5 de setembro.

O evento, que já conquistou seu lugar no calendário acadêmico como um importante fórum de debate sobre os avanços na pesquisa científica em Biologia do Câncer, será realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 1o de outubro, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, no Auditório do Bloco N, sala 102.

 

Programa do VIII Simpósio de Oncobiologia


No primeiro dia do simpósio, estão entre os palestrantes confirmados o cirurgião oncológico e coordenador do Programa, Marcos Moraes, que abrirá o evento com a discussão acerca do valor da pesquisa clínica na quebra dos mitos e ritos; e a Dra. Daniela Bassères, da USP, com a conferência “Vias moleculares da transformação maligna induzida pelo oncogene KRAS”.

No segundo dia, é a vez dos pesquisadores Martin Bonamino e Ernesto de Meis, ambos do INCA, respectivamente com as palestras “Estudos com receptores quiméricos de antígeno (CARs) na imunoterapia do câncer” e “Alterações da coagulação sanguínea no câncer: do laboratório para a beira do leito”.

O último dia do evento ainda tem confirmadas as presenças da Dra. Anamaria Camargo, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, com palestra que abordará a heterogeneidade intratumoral e a cooperação celular durante a metástase; e da jornalista Claudia Jurberg, que falará sobre a produção anual do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia: a quatrilogia de vídeos de animação intitulada “Do álcool e seus demônios”.


Os interessados em participar do evento, cujas vagas são limitadas, devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico http://goo.gl/BLun7x até 5 de setembro.

Além disso, devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, até 8 de setembro (Banco  do  Brasil,  Agência:  3652-8,  Conta  corrente: 65.873-1, Favorecido: Robson de Queiroz Monteiro) e enviar o comprovante de depósito bancário como anexo para o e-mail oncobiologia2014@gmail.com, mesmo endereço para o qual devem ser enviados os resumos dos trabalhos.

Cada inscrição dá direito a somente uma apresentação em formato de pôster, opção que deve ser marcada no ato da inscrição. Informações adicionais podem ser obtidas nos canais oficiais de comunicação do simpósio – uma página no Facebook e um blog , que disponibilizam todas as regras de participação no evento ou no site do Programa de Oncobiologia (http://bit.ly/1tf3CMs)

O VIII Simpósio de Oncobiologia está a cargo de comissão organizadora composta pelos pesquisadores Eduardo Salustiano Jesus dos Santos, Juliana Maria Gomes da Motta e Danielly Cristiny Ferraz da Costa, bem como do professor Robson de Queiroz Monteiro, que é o Coordenador do Núcleo de Simpósios do Programa de Oncobiologia.