Publicado em 11/09/2013

Mapas colaborativos em saúde

Em tradução livre, o artigo Colaborações em saúde: mapeando as redes colaborativas na internet foi publicado na revista PLoS ONE, uma das mais conceituadas revistas científicas mundiais de acesso livre (open access), editada pela Biblioteca Pública de Ciências, a PLoS.

O estudo foi desenvolvido pela estudante de doutorado do IBqM, Pamela Lang, sob orientação do pesquisador Fábio Gouveia (Fiocruz) e da professora Jacqueline Leta e mapeia as redes de colaboração estabelecidas na internet entre 190 instituições de pesquisa em saúde de 42 países, a partir de dados fornecidos pela OMS.

As redes foram estimadas a partir de medidas de troca de “links” entre pares de instituições, configurando-se, assim, em um estudo no campo da webometria, ainda muito incipiente no Brasil.

Os resultados indicam forte colaboração sul-norte e apresenta uma reflexão sobre o potencial da web como mídia propulsora para uma maior colaboração sul-sul.

De particular importância, o trabalho sugere que a despeito dos grandes centros de saúde colaborativos internacionais norte-americanos e europeus, como o CDC e o NIH, centros de pesquisa brasileiros e mexicanos se destacam como os mais importantes contatos no hemisfério sul.

Abaixo reproduzimos a figura 1 do trabalho que apresenta o mapa do ambiente virtual para 190 instituições de saúde no mundo.

networkMap

Clique aqui para acessar o artigo direto na página da revista PLoS ONE. A seguir, a referência completa da publicação:

  • Lang PB, Gouveia FC, Leta J. Cooperation in health: mapping collaborative networks on the web. PLoS One. 2013 Aug 20;8(8):e71415.

O IBqM parabeniza os autores e indica a leitura da relevante publicação.