Publicado em 11/05/2017

Nota de falecimento – Professor Mario Alberto da Silva Neto

O IBqM comunica, com pesar, o falecimento do professor Mário Alberto da Silva Neto, ocorrido nesta quinta-feira, 11 de maio de 2017.

Aos 50 anos, após uma luta contra um tumor, o Prof. Mario deixa sua companheira de muitos anos, a professora Georgia Atella, e dois filhos, amigos na universidade, admiradores de seu trabalho, além de importante contribuição para o Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis.

O velório será realizado amanhã, 12 de Maio, a partir das 8 horas e o enterro será as 11:30.  No cemitério São Francisco Xavier, Caju.

Luto

Prof. Mario Silva-Neto

Descanse em paz, querido Prof. Mario!

Mario Alberto cursou biologia na UFRJ. Iniciou a carreira científica como estudante de Biologia no Departamento de Bioquímica Médica sob a orientação do Dr. Hatisaburo Masuda. Foi professor de Bioquímica na UFRJ desde 1997.

Suas principais linhas de pesquisa versaram sobre a identificação de novos imunomoduladores da transmissão de doenças por organismos hematófagos, em especial, com as rotas de sinalização celular relacionadas a transmissão da doença de Chagas e da dengue, usando técnicas de Bioquímica, Biologia Molecular e Transcriptomica.  Publicou mais de 50 trabalhos em revistas internacionais de alto impacto.

Prof. Mario foi Diretor-Geral do Instituto de Bioquímica Medica Leopoldo de Meis (2011 a 2014), representante do CCS no Conselho de Ensino Para Graduados (CEPG) além deter exercido  várias outras atividades administrativas.

Prof. Mario também se dedicou parte de seu tempo à pesquisa na área de Educação para a Ciência, realizando varias atividades de Extensão destinadas a identificação de novos talentos em Ciência através do ensino e propagação da Bioquímica e da Entomologia Molecular em conjunto com a Escola Municipal Anísio Teixeira, no Rio de Janeiro. Seu grupo produziu e distribuiu gratuitamente diversos materiais didáticos a saber: revista em quadrinhos sobre o centenário da Doença de Chagas, uma cartilha digital sobre a Bioquímica e Imunidade do Aedes aegypti disponibilizada desde 2013. Por fim, Organizou por mais de 10 anos, cursos de Férias sobre Entomologia Molecular para alunos e professores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro.

Recebeu os Prêmios Antônio Luís Vianna (FUJB/UFRJ, 1999), Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ, 2000) e Gorgas (American Society of Tropical Medicine and Hygiene, 2001).

Mário nasceu no Piauí (30/01/67), origem da qual muito se orgulhava. Mário era um entusiasta do Brasil, da educação e da vida de um modo geral. Seu bom humor e disposição contagiantes sempre foram um exemplo e uma fonte de inspiração e força para todos nós que convivemos com ele de perto, nas mais variadas circunstâncias da sua carreira, desde a iniciação científica até os últimos dias de sua vida.

Mário era, na melhor definição da expressão, a prata da casa. O sentimento de carinho familial que nutria pelos seus alunos, funcionários, colegas e pela ciência refletia-se em uma dedicação sem limites ao Instituto e a UFRJ.

Por toda sua trajetória humana e profissional, hoje no Instituto de Bioquímica MédicaLeopoldo de Meis e na UFRJ, estamos de luto.

Luto