Publicado em 31/12/2021

Nota do IBqM em apoio à reitoria da UFRJ

Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2021

ss

O IBqM apoia a nota da UFRJ, contrapondo-se ao despacho do MEC que proíbe a exigência de vacina nas universidades federais. A nota deixa claro que a “UFRJ exigirá comprovação vacinal contra covid-19 para acesso a espaços da Universidade” (https://ufrj.br/2021/12/nota-sobre-despacho-do-mec-acerca-da-exigencia-de-vacinacao/). Dessa forma defende a autonomia da universidade para decidir sobre as normas de saúde necessárias ao enfrentamento da pandemia.

Desde o início da pandemia de Covid-19 a UFRJ criou um grupo de trabalho de excelência, composto de virologistas e epidemiologistas do mais alto nível, criou um sistema de testagem para sua comunidade, produziu a proteína S e N do SARS-CoV-2 que serviu tanto para testagens sorológicas, para produção de soro hiperimune e pesquisas em diversas áreas, além de várias outras ações.

O IBqM tem hoje ações de destaque no combate à pandemia, como a criação de testagem sorológica com produção local dos antígenos para acompanhamento da saúde da sua comunidade. Desenvolveu soro hiperimune contra Covid-19 com atividade ~100x maior que o soro de pacientes infectados.  Desenvolveu também o teste LAMP-Covid-19 para detecção do vírus, que resultou na criação da startup Osiris (https://osirisigem.wixsite.com/osirisrioufrj/covid-19). Os seus pesquisadores de consórcio internacional com objetivo de estudar todas as proteínas do vírus e descrever novos compostos potencialmente antivirais (https://covid19-nmr.de/). O IBqM acompanha pacientes com Covid-19 neurológica, uma das sequelas mais sérias da doença e ainda pouco estudada. Muitas outras iniciativas de combate à pandemia do parque de pesquisa do IBqM poderiam ainda ser mencionadas.

O IBqM e a UFRJ têm autonomia para contrapor o despacho do MEC, fundamentos legais e suporte moral para defender a exigência da vacina e a proteção da saúde dos seus estudantes, docentes e corpo técnico.

Aproveitamos para desejar um excelente ano de 2022 para todos.

Diretoria do IBqM

Fabio C. L. Almeida