Publicado em 07/08/2020

O IBqM homenageia nosso querido professor Paulo ferreira.

Faleceu no dia 22/julho/2020, aos 62 anos, o Professor Titular e Pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira. Nascido no Rio de Janeiro, estudou no Colégio São Bento, se graduou em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e fez mestrado em Genética pela UFRJ. Paulo obteve o título de doutorado em Biotecnologia pela UGent (Bélgica) com distinção máxima – Summa cum Laude.
Realizou sua tese no Laboratório de Genética da UGent, onde foram geradas as primeiras plantas transformadas com Agrobacterium tumefaciens, sob orientação do Dr. Marc Van Montagu, um dos mais importantes pesquisadores da história de Biologia Molecular de Plantas.

Durante o seu doutorado, junto com a sua esposa, Adriana S. Hemerly, e a supervisão do Prof. Dirk Inzé, Paulo foi o pesquisador pioneiro na identificação e caracterização de genes reguladores do ciclo celular em plantas. Essa linha de pesquisa se tornou uma das mais produtivas do laboratório em Gent, atualmente chamado de Plant Systems Biology Department, que é considerado um dos 10 mais importantes grupos de pesquisa em plantas do mundo.
Ao retornar ao país, se tornou docente do IBqM e deu continuidade aos estudos em ciclo celular vegetal, investigando os reguladores do complexo APC/C. Seu trabalho nessa área de atuação levou a descobertas e publicações de grande impacto na área do ciclo celular vegetal. Essa pesquisa também levou a aplicações biotecnológicas, através da identificação de genes, cuja manipulação da expressão leva ao aumento do crescimento e biomassa vegetal, assim como à maior resistência a fatores abióticos e patógenos.

1

O Paulo é inventor pela UFRJ de diversas patentes depositadas e concedidas; e é sócio fundador da startup de biotecnologia de plantas HapiSeeds, gerada no IBqM/UFRJ, que tem como missão transferir os resultados da pesquisa na UFRJ para agricultores, em busca do uso práticas agrícolas mais sustentáveis e redução da fome.
A sua paixão pela natureza e biodiversidade vegetal o levou a iniciar uma linha de pesquisa em colaboração com Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Uma conquista importante obtida, além da implementação de um laboratório de Biologia Molecular no JBRJ, foi a construção do “Banco do DNA de Espécies Nativas da Mata Atlântica”, com 5.700 espécimes vegetais. O reconhecimento de importância desse trabalho veio através da conquista de dois prêmios “Top de Ecologia” e “Marketing Best de Responsabilidade Social”; da classificação entre os quatro finalistas do prêmio “2004 Technology Award on Environment”; e do credenciamento do Banco de DNA pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético para atuar como fiel depositário de amostras de componentes do patrimônio genético.

1

Entre 2005 a 2007, Paulo realizou um pós-doutorado/sabático no Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), NY, EUA, no laboratório do Dr. Rob Martienssen, que se tornou, além de colaborador científico, um grande amigo. Nesse período, ele trabalhou com Genômica de Plantas e iniciou seus estudos em Epigenética de Plantas, se tornando um dos pesquisadores pioneiros em implementar e ensinar as tecnologias de estudos epigenéticos vegetais no Brasil. Seus resultados científicos levaram a um grande avanço do conhecimento da regulação epigenética durante a associação com bactérias benéficas endofíticas fixadoras de nitrogênio (em colaboração com a EMBRAPA), assim como em interações patogênicas e abióticas.

1

Paulo foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Editor Chefe da Revista Cientifica Biotechnology Research and Innovation (BIORI) e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec). Atuou com paixão na formação de recursos humanos, deixando um legado de ex-alunos que são docentes, pesquisadores e colaboradores em universidades em todo o país. Uma afirmação feita por vários deles: “Obrigada por sempre me apoiar, me colocar para frente e acreditar em mim”. Ele deixa a esposa Prof. Adriana S. Hemerly, com quem sempre compartilhou o Laboratório de Biologia Molecular de Plantas (LBMP), três filhos – Caio, André e Daniel, assim como inúmeros alunos, colaboradores científicos e amigos, espalhados pelo Brasil e diversos outros países. O IBqM se une às manifestações de pesar pelo falecimento do seu querido professor.

1

Obrigado por ter compartilhado sua bela história conosco!