Publicado em 12/05/2020

Projeto “Conhecer para Entender”, uma parceria da Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e o IBqM- Leopoldo de Meis

Débora Foguel e Lucia Bianconi

            Desde o começo dessa pandemia, cientistas do mundo todo, de várias áreas e especialidades, estão voltados para estudar e entender vários aspectos dessa nova doença. Estamos todos acompanhando a ciência acontecer em tempo real, com dezenas de artigos publicados ou divulgados na forma de pre-print diariamente. Esse dinamismo está permitindo que as pessoas acompanhem as descobertas e entendam como a ciência se processa, como se faz uma hipótese, como se testam novos compostos antivirais e medicamentos, como se faz uma vacina incluindo aí até mesmo as questões éticas associadas a cada uma dessas práticas. Está sendo possível, também, acompanhar como a ciência e os cientistas se contradizem e reveem seus resultados, a partir de estudos mais elaborados e completos envolvendo novas abordagens ou mesmo mais pacientes, o que dá mais confiança nos resultados obtido.

Todo esse  dinamismo tem gerado uma experiência sem precedente na história da ciência! Um claro exemplo da revisão de resultados foi a hidroxicloroquina. Um estudo inicial indicou ter esse composto alguma possível ação como agente antiviral em células em laboratório ou com grupo pequeno de pacientes, mas, quando testado em animais e em um estudo recente feito de forma mais controlada e envolvendo um número significativo de pacientes (1376 pacientes), não mostrou qualquer benefício como tratamento para a COVID-19. Se acompanhar esse vai e vem de informações é muito difícil para alguém da área, imagine as pessoas não ligadas à ciência e que esperam ansiosamente por uma resposta dos cientistas….

            Foi nesse contexto que criamos o projeto “Conhecer para Entender- Coronavírus”, uma parceria da ABC, SBPC e UFRJ-IBqM que tem como proposta o resumo de algum dos artigos mais importantes revisados pelos pares e publicados em revistas conceituadas. Esses resumos, em linguagem simples, estão sendo feitos por pesquisadores voluntários de várias instituições do país, vinculados ou não a essas instituições. Esses resumos estão sendo convertidos em vídeos produzidos pela Profa Lucia Bianconi e conta com a colaboração da aluna de graduação do curso de medicina da UFRJ, Amanda Kelen Soares Melo.

Se quiser conhecer os vídeos acesse o site da ABC (http://www.abc.org.br/atuacao/nacional/divulgacao-cientifica/videos-conhecer-para-entender/) ou da SBPC.