Publicado em 01/09/2014

UFRJ e Fundação do Câncer lançam vídeo de animação sobre álcool e câncer

Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço está correlacionado à alimentação, incluindo a ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool é um fator de risco para o câncer da cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado. Mas nem todo mundo é bem informado sobre essa relação entre álcool e câncer.

O Programa de Oncobiologia da UFRJ fez uma pesquisa com 278 participantes entre 13 e 72 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. Foi possível identificar que 82% dos respondentes têm baixa percepção de risco sobre um câncer. Por outro lado, o grupo verificou que os brasileiros têm um índice de eficácia bastante alto, ou seja, acreditam que hábitos de vida podem influenciar ou não o desenvolvimento de um câncer. O dado revelador da pesquisa foi com relação à influência das propagandas de bebidas alcoólicas: 82% dos participantes acreditam que as propagandas influenciam o comportamento dos outros, mas não a si próprios (87%).

alcool

Baseado nestes resultados, a UFRJ e a Fundação do Câncer acabam de lançar um vídeo de animação no YouTube (clique acima para ver) que alerta os jovens ouvintes e surdos sobre a influência da propaganda e a correlação entre o consumo de álcool e o câncer. Para conferir o video “Do álcool e seus demônios”, clique no link (http://www.youtube.com/watch?v=aYOXo5msau0) e acompanhe a estratégia de lançamento do vídeo no Facebook da Fundação do Câncer e no Acubens museu.