Plataformas Multiusuários

Conteúdo


Plataforma de Estudos de Genômica Funcional

Plataforma de Estudos de Genômica Funcional

A Plataforma de Genômica Funcional (PEGENF) está instalada no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM/UFRJ), Centro de Ciências da Saúde, Bloco D, subsolo, sala 05. A PEGENF funciona como um suporte à pesquisa científica do IBqM e de unidades parceiras, disponibilizando infraestrutura básica de Biologia Molecular e suporte técnico para a organização e interpretação desses resultados, sendo voltada ao estudo da expressão e função gênica. Os equipamentos de PCR em tempo real (qPCR) permitem a quantificação precisa de transcritos, validando resultados de larga escala e análises de expressão gênica. As máquinas de PCR convencional oferecem suporte à amplificação e clonagem de fragmentos de DNA, etapas essenciais em experimentos de genômica funcional. O espectrofotômetro Nanodrop garante a avaliação rápida e precisa de pureza e concentração de ácidos nucleicos e proteínas, assegurando a qualidade das amostras utilizadas.

A lista completa de todos os equipamentos disponíveis se encontra em: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/39106.

Objetivos

  • Disponibilizar infraestrutura básica de Biologia Molecular e Genômica Funcional (PCR em tempo real, termocicladores convencionais e espectrofotômetro Nanodrop).
  • Atender usuários que necessitem de suporte técnico e de rotina para execução de experimentos, buscando assegurar qualidade e reprodutibilidade dos dados.
  • Favorecer o uso compartilhado e a manutenção adequada dos equipamentos, otimizado por agendamento.

Comitê Gestor

  • Carlos Jorge Logullo de Oliveira (Coordenador) – carlos.logullo@bioqmed.ufrj.br.
  • Carla Ribeiro Polycarpo (Vice-coordenadora) – carla.polycarpo@bioqmed.ufrj.br.
  • Marcelo Rosado Fantappié – fantappie@bioqmed.ufrj.br.

Acesso e Agendamento

  • O acesso é aberto à comunidade acadêmica todos os dias no CCS, bloco D subsolo, sala 05, onde as agendas estão disponibilizadas fisicamente.
  • Um dos equipamentos possui agenda on-line para facilitar o agendamento daqueles que, por algum motivo, tiverem urgência no agendamento e não puderem vir marcar pessoalmente: https://teamup.com/ksewkv6f19ahqehnty.
  • As reservas para a semana seguinte ficam disponíveis a partir da quinta-feira da semana anterior.

Contato

Regimento Interno

» Documento para download/visualização


Plataforma Equipamento Solidário do IBqM

A Plataforma Equipamento Solidário (PESO) é uma iniciativa de organizar os equipamentos de caráter multiusuário do IBqM. A PESO reúne equipamentos que foram, normalmente, adquiridos com recursos financeiros institucionais oriundos de agências de fomento como FAPERJ e FINEP.

O Comitê Gestor (relacionado abaixo) tem utilizado marcações online para administrar o uso destes equipamentos. Antes de realizar qualquer agendamento, deve se solicitado o cadastro de usuário, no e-mail Plataforma_multisuario_ibqm@bioqmed.ufr.br.

Comitê Gestor:

  • Georgia Correa Atella (Prof. Titular, IBqM).
  • Juliana Lima de Souza (Doutoranda no PPG-QB, IBqM).
  • Monica Maria Freire Martinez (Técnico de laboratório, IBqM).
  • Pedro Lagerblad de Oliveira (Prof. Titular, IBqM).
  • Robson de Queiroz Monteiro (Prof. Titular, IBqM).


Plataforma Multiusuária de Infecção de Vetores

Plataforma MULTIVE

Sobre Nós

A Plataforma Multiusuária de Infecção de Vetores (MULTIVE) é uma instalação localizada no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu objetivo principal é apoiar projetos de pesquisa que necessitem da produção, manutenção e infecção de vetores e de portadores de patógenos de importância médica para toda a comunidade científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras universidades e instituições de pesquisa interessadas, confirmando seu caráter multiusuário.

Objetivos

A MULTIVE tem como missão apoiar a comunidade científica em projetos relacionados à transmissão de doenças vetoriais, garantindo suporte a múltiplas linhas de pesquisa e contribuindo para a expansão da infraestrutura de investigação em doenças infecciosas e vetoriais no Estado do Rio de Janeiro.

Infraestrutura Especializada

A instalação conta com uma área de insetário nível NB2 especializada para pesquisas com insetos infectados por patógenos de importância medica. Entre seus recursos principais, destacam-se:

  • Sistemas de portas automatizadas e cortinas de vento para prevenir escape de insetos.
  • Cabine de segurança biológica classe II.
  • Produção regular de mosquitos dos gêneros Aedes e do Triatomíneo Rhodnius prolixus.
  • Ambientes com temperatura controlada (28°C para criação e manutenção de insetos infectados e 22°C para áreas de manipulação).
  • Sistema de alimentação artifical.
  • Microinjetor Nano inject Drummond para infecção intratoráxica.
  • Microscópios estereoscópicos para triagem e dissecção.

Comitê Gestor

  • Dr. Pedro Lagerblad de Oliveira (Coordenador Geral) | pedro@bioqmed.ufrj.br.
  • Dra. Gabriela de Oliveira Paiva-Silva (Vice-Coordenador) | gosilva@bioqmed.ufrj.br.
  • Dra. Carla Polycarpo (colaboradora) | carla.polycarpo@bioqmed.ufrj.br.

Como acessar:

Pesquisadores interessados submetem, com antecedência mínima de 7 dias, um formulário eletrônico com a descrição do projeto, os objetivos experimentais, períodos necessários para acesso, quando houver o número estimado de mosquitos e/ou de alíquotas necessárias e a justificativa de uso, para o email plataformamultive@gmail.com.

Agenda Infectório: https://teamup.com/ksz78mrpi7mg6kf2vb

Agenda Microinjetor: https://teamup.com/ks4q7kotrsinc7fhy8

Regimento Interno

» Documento para download/visualização


Unidade de Espectrometria de Massas e Proteômica (UEMP)

UEMP

Esta unidade foi inaugurada em outubro de 2006 e foi resultado de uma parceria entre o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), fundada pelos professores Drs. Paulo Mascharello Bisch e Russolina Benedeta Zingali. A unidade multiusuária é associada ao Centro de Ciências da Saúde, sendo coordenada pela Dra. Russolina B. Zingali e pelo Dr. Dário Eluan Kalume. A atividade principal desta unidade é a determinação da estrutura primária de peptídeos e proteínas previamente isolados usando técnicas de espectrometria de massas, incluindo apoio logístico no planejamento experimental e disponibilização de vários equipamentos para estudos proteômicos. A UEMP também desenvolve projetos próprios de análise proteômica nas áreas de venenos, células tumorais, interação vírus-célula, entre outros, e analisa em média 1000 amostras anualmente de vários institutos e centros de pesquisa.

A UEMP é composta por dois equipamentos de espectrometria de massas do tipo ESI-Q-TOF (Waters), um correspondendo a versão Synapt HDMS e outro correspondendo a versão Synapt XS e dois equipamentos de cromatografia líquida de alta eficiência (Shimano), sendo um correspondendo a versão LC-40 NEXERA lite com detector SPD 40V e o outro correspondendo a versão LC-20A Prominence com detector SPD 20A.

A unidade também possui alguns equipamentos de pequeno porte destinados principalmente, mas não exclusivamente, à preparação de amostras para análises nos espectrômetros de massas, disponibilizados para operação de usuários internos e externos, a citar: minicentrífuga refrigerada; concentrador a vácuo, digestor, liofilizador e purificador de água Milli-Q.

A lista completa de todos os equipamentos disponíveis se encontra em: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/11897.

A solicitação para uso da unidade deve ser enviada para uemp@bioqmed.ufrj.br.

Normas e Regulamentos podem ser encontrados nesta página.

Comitê Gestor:

  • Paulo Mascarello Bisch – Prof. Titular Emérito IBCCF, UFRJ.
  • Robson de Queiroz Monteiro – Prof. Titular IBqM, UFRJ.
  • Juliana Cortines – Profa. Adjunta IMPG, UFRJ.
  • Silas Rodrigues Pessini – Prof. Adjunto Campus Duque de Caxias, UFRJ.
  • Katia Carneiro – Profa. Adjunta ICB, UFRJ.


Unidade Multiusuária LEMBRAR

A Unidade Multiusuária LEMBRAR (LEopoldo de Meis: Bioenergética e Respirometria de Alta Resolução) é uma infraestrutura científico-tecnológica vinculada ao Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. O objetivo da plataforma LEMBRAR é apoiar projetos e linhas de pesquisa que utilizem metodologias avançadas de respirometria de alta resolução, consolidando e ampliando a infraestrutura de pesquisa em metabolismo energético e bioenergética no Estado do Rio de Janeiro. Os equipamentos disponíveis foram adquiridos através de recursos financeiros institucionais oriundos de agências de fomento, como FAPERJ e FINEP.

Agendamento

Para realizar o agendamento de equipamentos, o usuário deverá realizar cadastro (link abaixo) previamente e ter seu cadastro aprovado pelo Coordenador ou Tecnólogo responsável.

» Formulário de Cadastro de Usuário

Com a aprovação do cadastro, o usuário deverá preencher formulário específico (link abaixo) contendo plano experimental, justificativa científica e previsão de uso do(s) equipamento(s) de interesse.

» Submissão do Plano Experimental

Após a avaliação técnica de viabilidade e pertinência científica pelo Comitê Gestor, o usuário participará de treinamento obrigatório teórico e prático para operação dos equipamentos, com certificação. Após o treinamento, o Comitê Gestor, através de avaliação criteriosa, emitirá parecer favorável ou desfavorável quanto ao uso dos equipamentos. Caso o parecer seja desfavorável, o usuário deverá reiniciar o processo de envio do plano experimental e se submeter novamente ao treinamento.

Tendo a aprovação pelo Comitê Gestor, o usuário deverá preencher o formulário específico (link abaixo) solicitando o agendamento para uso do equipamento desejado.

» Agendamento de Uso do Equipamento

As solicitações de agendamento obedecerão aos critérios abaixo:

  1. Disponibilidade da agenda e capacidade dos equipamentos.
  2. Mérito técnico-científico do projeto.
  3. Relevância científica e aderência às áreas de bioenergética, bioquímica, biotecnologia, metabolismo celular e mitocôndria.
  4. Contribuição para formação de recursos humanos e produção científica.

Comitê Gestor: