Publicado em 03/08/2016

Técnica do IBqM recebe título de Mestre em Educação

No dia primeiro do mês de Julho de 2016 aconteceu a primeira defesa de mestrado profissional por uma técnica de laboratório do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM). Lilian Soares da Cunha Gomes graduou-se em Ciências Biológicas pela UERJ e é funcionária da UFRJ desde 1994. Em outubro de 2013 Lilian entrou como aluna no Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, sendo orientada pela Profa. Eleonora Kurtenbach e coorientada pela Dra. Lívia Silva Cardoso.

Após a instalação de um laboratório interdisciplinar no Museu Espaço Ciência Viva, a dissertação da aluna versou sobre estratégias de utilização de cartilhas com protocolos experimentais para este laboratório. A dissertação da aluna portanto elaborou e discutiu o material instrucional para mediadores do Espaço Ciência Viva, sendo utilizado para melhor compreender e divulgar a ciência em centros e museus.

O projeto intitulado ”Cartilha de orientação de práticas experimentais utilizando sangue: qualificando mediadores do Espaço Ciência Viva.'' concedeu a Lilian o título de Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências.

O IBqM parabeniza Lilian por essa incrível conquista! Agradecemos também a aluna por responder algumas perguntas para o nosso Portal :

PORTAL BIOQMED. Qual é a importância para você de ter realizado o mestrado profissional?

LILIAN SOARES. Considero que a maior importância foi participar de uma experiência ímpar, da interação entre o fazer ciência e sua aplicação nas atividades desenvolvidas ao longo da elaboração da dissertação de mestrado, que certamente me trouxe um enorme crescimento pessoal. Nesse período, pude vivenciar o encantamento de pessoas diante de coisas tão corriqueiras para nós que estamos acostumados a este ambiente de pesquisa experimental e muitas vezes nem nos damos conta de sua importância. Tive ainda a oportunidade de ver de perto a alegria de pessoas aprendendo e descobrindo que também fazem parte desse processo científico! Tudo isto serviu sobremaneira para me tornar uma pessoa mais crítica e atuante na tomada de decisões na minha vida pessoal e na execução das atividades profissionais das quais faço parte. As experiências no museu, assim como as aulas do curso de mestrado, foram realizadas com muita interação, debates e discussões que me levaram a uma maior reflexão acerca do papel que nós, cientistas, temos hoje para a construção e o crescimento de nosso país. Dessa forma podemos prestar contas sobre o conhecimento gerado nos ambientes de pesquisa e não atuar apenas enquanto “prestadores de serviço”, mas também como cidadãos atuantes no processo de desenvolvimento de uma sociedade mais bem educada.

PORTAL BIOQMED. Você recomendaria o mestrado profissional para outros alunos, por quê?

LILIAN SOARES. Sem dúvida recomendaria, pois acredito que o profissional deve sempre buscar novas formas de se aperfeiçoar e qualificar o trabalho por ele desenvolvido, até por experiência própria aqui no MP-EGeD do IBqM. O mestrado profissional oferece essa oportunidade. Especialmente porque uma grande parte dos seus alunos já está inserida no mercado de trabalho e assim o curso oferece a oportunidade para um amadurecimento profissional nas áreas de educação, gestão e difusão das ciências, para profissionais de inúmeras áreas do conhecimento. Recomendei para várias pessoas, amigos de trabalho e outros. Atualmente já temos alguns colegas, incluindo técnicos em educação que participarão da próxima seleção.

PORTAL BIOQMED. Qual a dica você daria para um aluno que deseja realizar o mestrado profissional do IBqM?

LILIAN SOARES. Assim como no mestrado acadêmico o aluno do mestrado profissional é bastante cobrado: não é fácil. É preciso estudar bastante, estar muito organizado e ser disciplinado, pois além de participar das aulas do curso e das disciplinas obrigatórias, o aluno terá que desenvolver seu projeto de pesquisa junto com seu orientador, da mesma forma que acontece no mestrado acadêmico. Manter o foco e se manter atualizado é fundamental para a realização do mestrado profissional do IBqM e foi uma experiência bem intensa para mim. O aluno deve estar disposto a descortinar novos horizontes, pesquisando e experimentando, aprendendo novas técnicas e metodologias nas áreas do Programa, que certamente poderão ser aplicadas em sua vida profissional.

Agradecemos a entrevista com a Lilian e desejamos ainda mais sucesso em sua carreira profissional!