Publicado em 25/11/2016

Workshop Joint Virtual Center UK-Brazil

Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro, a UFRJ teve o prestígio de sediar o Workshop UK-Brazil Joint Virtual Center, evento que engloba pesquisadores de todo o Brasil e também do UK. Essa parceria científica é feita entre importantes grupos de pesquisa do Reino Unido — trabalhando nas áreas de (i) genética e bioquímica da fixação de nitrogênio, (ii) biologia sintética, (iii) biologia de culturas voltadas à bioenergia e (iv) microscopia -- com grupos aqui do Brasil que possuem grande experiência nos estudos de seleção e caracterização de bactérias endofíticas diazotróficas, na determinação do seu efeito benéfico e na promoção do crescimento de plantas cultivadas.

Os laboratórios no Brasil e no Reino Unido envolvidos possuem o objetivo de utilizar o conhecimento dos grupos mais experientes na área de fixação biológica de nitrogênio para aumentar a produtividade agrícola no Brasil e assim, apoiar o bem-estar e o desenvolvimento econômico do país.

O projeto recebeu o apoio da FAPERJ, da CONFAP, da Fundação Araucária e de outras FAPs.

Os principais objetivos do núcleo de pesquisa foram:

I. Gerar bactérias diazotróficas epífitas e endofíticas que apresentem um aumento na excreção de amônia;

II. Isolar bactérias diazotróficas associativas eficientes na promoção do crescimento vegetal;

III. Caracterizar interações planta-microrganismo e identificar componentes genéticos necessários para associações eficientes entre culturas vegetais e as bactérias diazotróficas;

IV. Avaliar a eficácia dos inoculantes em ensaios de campo;

V. O VJC também vai se envolver em uma série de atividades de parceria, incluindo reuniões científicas anuais, workshops para os jovens cientistas e extensas trocas de materiais e protocolos científicos entre os países parceiros.

Importância e impactos globais da JVC

Os impactos desta pesquisa serão globais à longo prazo, beneficiando não só a academia, a indústria e a comunidade agrícola, mas também trará benefícios sócio-econômicos substanciais em escala internacional.

A fixação biológica de nitrogênio fornece um caminho mais sustentável para o fornecimento de nitrogênio às culturas e, pode ser explorada para aumentar a produtividade das culturas, enquanto que atenua as consequências negativas da liberação de nitrogênio reativo. Essa meta promete enorme benefício para a humanidade através da redução das emissões de gases de efeito estufa e desenvolvimento da agricultura sustentável.

Bactérias identificadas e validadas como Biofertilizantes pelo JVC serão utilizadas no desenvolvimento de novos inoculantes comerciais, que serão distribuídos aos agricultores e representantes da indústria de biofertilizantes no Brasil.

IBqM_VJCmeeting

Participantes do JVC UK-Brasil 2016