Bioquímica de Macromoléculas

Disciplina Obrigatória

Dados da disciplina

Código: BQM118

Carga horária: 90h

Período:

Horário: Segunda de 08 h às 12h, Terça e Quinta de 08h às 12h e 13h às 17h

Vagas: 59

Descrição

Disciplina do Curso de Graduação em Ciências  Biológicas-Modalidade Médica.

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

Capacitar o aluno ao:

a)  Conhecimento da estrutura e função de macromoléculas;

b)  Estabelecimento de correlações entre a estrutura de macromoléculas e o armazenamento e transferência de informações;

c)  Domínio das aplicações práticas do estudo de macromoléculas na Engenharia Genética;

d)  Domínio das aplicações em Biologia Estrutural.

 

EMENTA

Ácidos nucleicos: estrutura e métodos de análise. Água; Aminoácidos. Proteínas; níveis de estrutura; enovelamento proteico. Purificação e caracterização de proteínas; conformação, interação proteína-proteína; estrutura quaternária; sistemas multiproteicos; enzimas; mecanismos de ação enzimática; proteínas motoras e reguladoras da motilidade; proteínas fibrosas; Estrutura e função de glicídios; estrutura e função de lipídios; membranas biológicas; Complexos macromoleculares.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1)  Macromoléculas: química e bioquímica;

2)  Estrutura primária e secundária de proteínas, estrutura terciária de proteínas;

3)  Purificação e análise de proteínas; enovelamento proteico; métodos de estudo de conformação de proteínas (fluorescência, dicroísmo circular e dinâmica molecular); determinação de atividades enzimáticas e/ou biológicas; métodos para determinação das estruturas primária, secundária e terciária; interação proteína-proteína e estrutura quaternária; enzimas; mecanismo de ação enzimática; relação estrutura-atividade; enovelamento e montagem de sistemas proteicos “in vivo”; interação proteína-ligante; proteínas motoras e reguladoras da motilidade; proteínas fibrosas; estrutura e função de glicídios; estrutura e função de lipídios; membranas; complexos macromoleculares. A natureza do material genético; estrutura e topologia dos ácidos nucleicos segundo o modelo de Watson e Crick; métodos de análise da estrutura dos ácidos nucleicos; aplicações; técnicas de biologia molecular (extração de ácidos nucleicos, fracionamento, restrição e mapeamento, hibridização) e suas aplicações.

4)  Métodos de Determinação de Estrutura de Proteínas e Macromoléculas: difração de Raio-X e Ressonância Magnética Nuclear.

CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS

Atividades nos laboratórios, onde, individualmente ou em grupos, os alunos executam tarefas, procedimentos ou experimentos supervisionados por um docente. Estas atividades podem envolver:

a) Experimentos e procedimentos físico-químicos e bioquímicos;

b) Simulações de problemas e modelos biológicos em computadores.

         c) Experimentos de eletroforese, espectroscopia de absorção; espectroscopia de fluorescência; Dicroísmo circular, Ressonância Magnética nuclear, técnicas de biologia molecular, dentre outras técnicas.

Durante as atividades em laboratório com docentes e tutores, os alunos trabalham em um projeto e apresentam os resultados oralmente e através de um relatório.

 

BIBLIOGRAFIA

  1. Bioquímica
    Stryer, Lubert / GUANABARA KOOGAN

 

  1. Princípios de Bioquímica
    Lehninger, Albert Lester / SARVIER

 

  1. Bioquímica – ARTMED

Voet, Donald e Voet, Judith G. / ARTMED

 

  1. Biologia Molecular da Célula
    Albert, Bruce; Outros / ARTMED

 

Arquivos